Sistema Gestor de Concursos (SGC)¶
Este sistema gerencia concursos públicos e neste tutorial será apresentado como configurar a etapa de recursos nos editais.
Recursos¶
Para que seja possível os candidatos abrirem recursos de suas provas é necessário adicionar no edital duas etapas: Prova: Interposição de recursos e Prova: Resultado de recursos.
- A etapa "Prova: Interposição de recursos" será o período em que os candidatos poderão solicitar recursos das provas de suas inscrições.
- A etapa "Prova: Resultado de recursos" é o período em que o resultado da análise do recurso ficará disponível para o candidato. É importante destacar que encerrado esse período o candidato não conseguirá mais ver o resultado do recurso.
Depois de adicionado as duas etapas, tambem é preciso associar essas etapas na prova do edital.
-
Configuração do edital para receber recursos
-
Adicionar etapa Interposição de recursos:
- Menu Lateral acesse Editais-> Etapas.
- Clique no botão Adicionar Etapa.
- No campo tipo, escolha: Prova: Interposição de Recursos.
- Preencha as outras informações.
- Clique em Salvar.
-
Adicionar etapa Prova: Resultado de recursos:
- Menu Lateral acesse Editais-> Etapas.
- Clique no botão Adicionar Etapa.
- No campo tipo, escolha: Prova: Resultado de recursos.
- Preencha as outras informações.
- Clique em Salvar.
-
Associar as etapas a prova generica:
- Menu Lateral acesse Prova Generica -> Prova
- Clique no botão Adicionar Prova Genérica/ Editar Prova Genérica
- Na seção Configuração de etapas defina as etapas de interposição de recursos e resultado dos recursos.
- Preencha as outras informações.
- Clique em Salvar.
-
-
Criar Recurso (Candidato)
Caso a prova possua a etapa de interposição de recursos, durante o período definido o candidato deve acessar a seção "Minhas inscrições" e escolha a inscrição do concurso desejado.
Será apresentada uma nova aba "Provas" no perfil do candidato.
Nesta aba o candidato que desejar pode clicar no botão "Interposição de Recursos" para criar um novo recurso para uma referida prova.
O candidato deve fornecer um argumento e clicar no botão "Salvar".
Veja que o recurso foi criado. É importante destacar que o resultado do recurso criado pelo candidato ficará disponível durante a etapa "Resultados de Recursos" configurada na prova.
-
Responder Recurso (Avaliador)
Neste momento o administrador ou avaliador responsável por responder recursos acessando a seção "Recursos" na aba de "Prova Genérica"
Vai aparecer uma tabela com todos os recursos para serem respondidos.
Se for o caso modifique os critérios/notas de avaliação 1. 2. e 3. e escolha o parecer desejado (4.): Não respondido, Deferido ou Indeferido.
E por fim coloque um texto para justificativa e clique em Salvar. O resultado do recurso irá aparecer para o candidato no período especificado na etapa Resultado de recursos.