Configurar Curso e Matriz Curricular¶
Estrutura de curso¶
- Dentro do SUAP acesse o menu Ensino → Cursos, Matrizes e Componentes → Estrutura de curso;
 - Clique em Adicionar estrutura de curso;
 - Insira a descrição e marque a opção está ativa para ativar o curso;
   
  - Configure os critérios de apuração de resultados por período;
   
  - Configure os critérios de avaliação por disciplinas;
    
  - Configure os critérios de apuração de frequência;
   
  - Configure o coeficiente de rendimento acadêmico (CRA), fechamento de período e configurações de diário;
   
  - Configure os critérios de jubilamento;
   
  - Configure os critérios de trancamento;
   
  - Configure o aproveitamento de disciplinas;
   
  - Configure o plano de estudo e critérios de matrícula;
   
  - Configure as representações conceituais; 
   
  - Ao finalizar todas as configurações clique em Salvar.
 
Estrutura Acadêmica¶
- Dentro do SUAP acesso o menu Ensino → Cadastros Gerais → Estruturas Acadêmicas;
 - Clique em Adicionar Estrutura Acadêmica;
 - Selecione o setor, tipo e marque a caixa de seleção "ensino a distância" se for EaD;
   

 - Insira as informações de nomenclatura para diploma;
   
  - Ao finalizar todas as configurações clique em Salvar.
 
Configurando Diretoria, Coordenação e Secretaria¶
- Dentro do SUAP acesso o menu Ensino → Cadastros Gerais → Estruturas Acadêmicas;
 - Faça a busca pela estrutura acadêmica e clique na lupa;
   

 - Acesse as abas para configurar diretores, coordenadores e secretários acadêmicos;
   

 - Clique no botão adicionar e busque o usuário para cada setor.
 
Criando o Curso¶
- Dentro do SUAP acesse o menu Ensino → Cursos, Matrizes e Componentes → Cursos;
 - Clique em Adicionar Curso.
 - Insira as informações da identificação do curso;
   

 - Insira os dados da criação do curso;
   

 - Insira os dados da coordenação;
   

 - Insira os dados gerais;
   

 - Insira o título do certificado de conclusão;
   

 - Ao finalizar todas as configurações clique em Salvar.
 
Adição de Componentes¶
Aviso!
Antes de adicionar um componente verifique se o mesmo já existe com mesmo nome e carga horária.
- Dentro do SUAP acesse o menu Ensino → Cursos, Matrizes e Componentes → Componentes;
 - Clique em Adicionar Componente.
 - Insira os dados gerais do componente;
   

 - Insira a carga horária;
   

 - Insira os dados extras.
   

 
Matriz Curricular¶
Configurando Matriz Curricular¶
- Dentro do SUAP acesse o menu Ensino → Cursos, Matrizes e Componentes → Matrizes Curriculares;
 - Clique em Adicionar Matriz Curricular;
 - Insira os dados gerais da matriz curricular;
   

 - Insira a carga horária de componentes curriculares;
   

 - Insira a informações sobre a integração curricular da extensão;
   

 - Insira a carga horária de outras atividades;
   

 - Insira a carga horária dos componentes curriculares;
   

 - Insira as configurações adicionais;
   

 - Insira as informações sobre o trabalho de conclusão de curso;
   

 - Insira as informações sobre estágios;
   

 - Ao finalizar todas as configurações clique em Salvar.
 
Vinculando Componentes a Matriz Curricular¶
- Dentro do SUAP acesse o menu Ensino → Cursos, Matrizes e Componentes → Matrizes Curriculares;
 - Faça a busca pela matriz curricular e clique na lupa;
    

 - Clique no botão Vincular Componente;
 - Insira os dados gerais do componente; 
    

 - Marque a opção caso o componente seja um seminário de estágio docente; 
    

 - Insira as informações da carga horária;
    

 - Insira informações sobre aulas à distância, regime modular e associação; 
    

 - Insira o conteúdo da ementa do plano de ensino do componente.
    

 
Vinculando Matriz ao Curso¶
- Dentro do SUAP acesse o menu Ensino → Cursos, Matrizes e Componentes → Cursos;
 - Faça a busca pelo curso e clique na lupa;
 - Acesse a aba Matrizes;
 - Clique em Vincular Matriz;
 - Selecione a matriz e clique em Salvar.
 
Matricula Direta de Alunos¶
Aviso!
A matrícula direta deve ser utilizada para cursos EaD e pós-graduação.
- Dentro do SUAP acesse o menu Ensino → Procedimentos de Apoio → Efetuar Matrícula Direta;
 - Insira o CPF do novo usuário;
 - Preencha todos os dados obrigatórios do sistema;
 - Ao final do processo clique em Finalizar Matrícula Institucional;
 - O sistema mostra uma mensagem informando que a matrícula foi realizada e o link para o comprovante;
   

 - O comprovante exibe a matrícula do aluno e o resumo dos dados cadastrados. 
   
