Pular para conteúdo

Configurar Curso e Matriz Curricular

Estrutura de curso

  1. Dentro do SUAP acesse o menu Ensino → Cursos, Matrizes e Componentes → Estrutura de curso;
  2. Clique em Adicionar estrutura de curso;
  3. Insira a descrição e marque a opção está ativa para ativar o curso; alt text
  4. Configure os critérios de apuração de resultados por período; alt text
  5. Configure os critérios de avaliação por disciplinas; alt text
  6. Configure os critérios de apuração de frequência; alt text
  7. Configure o coeficiente de rendimento acadêmico (CRA), fechamento de período e configurações de diário; alt text
  8. Configure os critérios de jubilamento; alt text
  9. Configure os critérios de trancamento; alt text
  10. Configure o aproveitamento de disciplinas; alt text
  11. Configure o plano de estudo e critérios de matrícula; alt text
  12. Configure as representações conceituais; alt text
  13. Ao finalizar todas as configurações clique em Salvar.

Estrutura Acadêmica

  1. Dentro do SUAP acesso o menu Ensino → Cadastros Gerais → Estruturas Acadêmicas;
  2. Clique em Adicionar Estrutura Acadêmica;
  3. Selecione o setor, tipo e marque a caixa de seleção "ensino a distância" se for EaD; alt text
  4. Insira as informações de nomenclatura para diploma; alt text
  5. Ao finalizar todas as configurações clique em Salvar.

Configurando Diretoria, Coordenação e Secretaria

  1. Dentro do SUAP acesso o menu Ensino → Cadastros Gerais → Estruturas Acadêmicas;
  2. Faça a busca pela estrutura acadêmica e clique na lupa; alt text
  3. Acesse as abas para configurar diretores, coordenadores e secretários acadêmicos; alt text
  4. Clique no botão adicionar e busque o usuário para cada setor.

Criando o Curso

  1. Dentro do SUAP acesse o menu Ensino → Cursos, Matrizes e Componentes → Cursos;
  2. Clique em Adicionar Curso.
  3. Insira as informações da identificação do curso; alt text
  4. Insira os dados da criação do curso; alt text
  5. Insira os dados da coordenação; alt text
  6. Insira os dados gerais; alt text
  7. Insira o título do certificado de conclusão; alt text
  8. Ao finalizar todas as configurações clique em Salvar.

Adição de Componentes

Aviso!

Antes de adicionar um componente verifique se o mesmo já existe com mesmo nome e carga horária.

  1. Dentro do SUAP acesse o menu Ensino → Cursos, Matrizes e Componentes → Componentes;
  2. Clique em Adicionar Componente.
  3. Insira os dados gerais do componente; alt text
  4. Insira a carga horária; alt text
  5. Insira os dados extras. alt text

Matriz Curricular

Configurando Matriz Curricular

  1. Dentro do SUAP acesse o menu Ensino → Cursos, Matrizes e Componentes → Matrizes Curriculares;
  2. Clique em Adicionar Matriz Curricular;
  3. Insira os dados gerais da matriz curricular; alt text
  4. Insira a carga horária de componentes curriculares; alt text
  5. Insira a informações sobre a integração curricular da extensão; alt text
  6. Insira a carga horária de outras atividades; alt text
  7. Insira a carga horária dos componentes curriculares; alt text
  8. Insira as configurações adicionais; alt text
  9. Insira as informações sobre o trabalho de conclusão de curso; alt text
  10. Insira as informações sobre estágios; alt text
  11. Ao finalizar todas as configurações clique em Salvar.

Vinculando Componentes a Matriz Curricular

  1. Dentro do SUAP acesse o menu Ensino → Cursos, Matrizes e Componentes → Matrizes Curriculares;
  2. Faça a busca pela matriz curricular e clique na lupa; alt text
  3. Clique no botão Vincular Componente;
  4. Insira os dados gerais do componente; alt text
  5. Marque a opção caso o componente seja um seminário de estágio docente; alt text
  6. Insira as informações da carga horária; alt text
  7. Insira informações sobre aulas à distância, regime modular e associação; alt text
  8. Insira o conteúdo da ementa do plano de ensino do componente. alt text

Vinculando Matriz ao Curso

  1. Dentro do SUAP acesse o menu Ensino → Cursos, Matrizes e Componentes → Cursos;
  2. Faça a busca pelo curso e clique na lupa;
  3. Acesse a aba Matrizes;
  4. Clique em Vincular Matriz;
  5. Selecione a matriz e clique em Salvar.

Matricula Direta de Alunos

Aviso!

A matrícula direta deve ser utilizada para cursos EaD e pós-graduação.

  1. Dentro do SUAP acesse o menu Ensino → Procedimentos de Apoio → Efetuar Matrícula Direta;
  2. Insira o CPF do novo usuário;
  3. Preencha todos os dados obrigatórios do sistema;
  4. Ao final do processo clique em Finalizar Matrícula Institucional;
  5. O sistema mostra uma mensagem informando que a matrícula foi realizada e o link para o comprovante; alt text
  6. O comprovante exibe a matrícula do aluno e o resumo dos dados cadastrados. alt text