Pular para conteúdo

Sistema Gestor de Concursos (SGC)

Este sistema gerencia concursos públicos e neste tutorial será apresentado como criar editais para as principais modalidades que o sistema comporta.

Este é o fluxograma das principais atividades necessárias para o administrador do sistema para criar um edital no SGC. Imagem 00 do SGC

Esta é a tela inicial do administrador do sistema. Imagem 01 do SGC

Grupo de Editais

Nesta seção do sistema é possível definir quais os formulários, quais as perguntas, estarão presentes no momento da inscrição de um determinado edital. Para chegar nessa seção, na tela inicial, role para baixo até encontrar o nome "Grupo de Editais" e clique nele.

Imagem 02 do SGC

Escolha o tipo de Edital que deseja editar (por exemplo Graduação) e certifique-se que existe o formulário de nome "Histórico do último ano do ensino Médio". Também é possível editar este Grupo de Edital clicando no ícone de lápis.

Imagem 03 do SGC

É possível editar as informações do Grupo de Edital como, nome do Grupo, Descrição, Cota para escola pública e níveis de ensino disponíveis.

Imagem 04 do SGC

A definição dos "Formulários disponíveis" é importante pois irá definir o grupo de perguntas que aparecerá para o candidato no momento da inscrição.

Caso deseje criar um Edital com Nota digitada pelo candidatouse formulário "Histórico do último ano do ensino Médio", ele deve ficar na parte de "Formulários escolhidos". Depois é só clicar no botão Salvar.

Imagem 05 do SGC

Existem outros tipos de formularios para obter informações mais específicas do candidato, veja quais os formularios que mais se adequam ao edital que esteja criando.

Edital

Para criar um novo edital vá no Menu Editais > Editais.

Imagem 06 do SGC

Clique em "Adicionar Edital".

Imagem 07 do SGC

Preencha as informações para o novo Edital:

  1. Grupo (selecione o mesmo que foi alterado anteriormente em Grupo de Editais).
  2. Nome do Edital.
  3. Descrição.
  4. Ano do edital e número do edital.

Imagem 08 do SGC

Também é necessário definir os dados das entradas dos alunos e algumas datas importantes, como a data de encerramento do edital.

Imagem 09 do SGC

Na seção "Outras Configurações" marque os checkboxes "Aberto ao público" e caso vá solicitar para que candidatos façam upload de arquivos no momento da inscrição marque "Usar upload de arquivos". Este também será necessário na criação de Edital com Nota digitada pelo candidato, para anexar o Histórico escolar, que é documento comprobatório da nota que será digitada pelo candidato.

Imagem 10 do SGC

Escolha os campi que participaram do edital.

Imagem 11 do SGC

  1. Defina a lista de processamento para os candidatos serem classificados de acordo com suas características socio-econômicas. Lembrando que para a listagem de ampla concorrência é necessário colocar o nome "Geral" as demais cotas colocar "L1", "L2" e assim por diante, de acordo com a tabela abaixo:
Categoria Descrição
Geral Ampla concorrência
L1 Candidato estudou integralmente em escola pública e tem renda familiar bruta per capita inferior ou igual a 1,5 salários mínimos.
L2 Candidato estudou integralmente em escola pública, tem renda familiar bruta per capita inferior ou igual a 1,5 salários mínimos e se autodeclara preto, pardo ou indígena.
L3 Candidato estudou integralmente em escola pública.
L4 Candidato estudou integralmente em escola pública e se autodeclara preto, pardo ou indígena.
L5 Candidato estudou integralmente em escola pública, tem renda familiar bruta per capita inferior ou igual a 1,5 salários mínimos e é pessoa com deficiência.
L6 Candidato estudou integralmente em escola pública e é pessoa com deficiência.
  1. Para Edital que possuirá upload de arquivos, escolha ou crie o grupo de arquivos específico. Para Edital com nota digitada pelo candidato escolha um grupo de arquivos que o candidato possa anexar o Histórico escolar. Ao clicar no ícone de lápis poderá ver o Grupo de Arquivo com mais detalhes.

*OBS: Caso na lista de processamento seja marcado algum critério de cota aparecerá para o candidato um formulário sobre raça, escola pública e deficiência.

Imagem 12 do SGC

Para Edital com Nota digitada pelo candidato, o Grupo de Arquivo precisa ter um Nome e Descrição e ser marcado como Ativo (checkbox).

Imagem 13 do SGC

Para Edital com Nota digitada pelo candidato, nos arquivos é necessário existir pelo menos um do tipo Histórico escolar.

Imagem 14 do SGC

Para Edital com Nota digitada pelo candidato, este arquivo deve ter o checkbox "Para histórico escolar" marcado.

Imagem 15 do SGC

Ao final basta clicar no botão "Salvar" para salvar este novo edital.

Imagem 17 do SGC

Ofertas de Vaga

Na seção de Ofertas de Vaga é onde é definido a quantidade de vagas que cada curso irá ter na seleção em questão. Você poderá criar uma nova Oferta de vaga através do menu Editais > Ofertas de Vagas.

Imagem 18 do SGC

Clique no botão "Adicionar Ofertas de Vagas".

Imagem 19 do SGC

Precha as informações necessárias para a nova oferta de vagas:

  1. Curso
  2. Turno
  3. Quantidade de Vagas
  4. Taxa de inscrição (caso seja gratuito colocar o valor zero)
  5. Observação

Imagem 20 do SGC

Preencha a lista de distribuição de vaga e clique no botão "Salvar".

Imagem 21 do SGC

Período de Inscrição

Para configurar o período de inscrição do edital vá no menu Edital > Etapas.

Imagem 22 do SGC

Clique no botão "Adicionar Etapa".

Imagem 23 do SGC

Precha as informações necessárias para o período de inscrição:

  1. Selecione no "Tipo" "Período de Inscrição"
  2. Coloque uma descrição (apesar de ser opcional é importante colocar a descrição, pois ela será o identificador em passos posteriores)
  3. Define as datas e horários de inicio e fim do período de inscrição
  4. Marque que é uma etapa pública

Por fim clique em "Salvar"

Imagem 24 do SGC

Inscrição no edital (visão do candidato)

Faça login ou cadastre-se no sistema do SGC. Selecione o edital que deseja se inscrever e clique no botão "Visualizar". Lembre-se que dependendo do edital que for selecionado as perguntas serão diferentes.

Imagem 25 do SGC

Escolha a oferta de vaga e clique em "Realizar Inscrição"

Imagem 26 do SGC

No Passo 1 será apresentado os dados pessoais do candidato, que foram preenchidos no momento do cadastro.

Imagem 27 do SGC

No Passo 2 será necessário preencher os dados socioeconomicos do candidato:

  1. Informar Etnia/Raça/Cor
  2. Marcar se possui alguma deficiência/necessidade educacional especial
  3. Ano que concluiu o ensino médio
  4. Se cursou o ensino médio integralmente em escola pública

Imagem 28 do SGC

Como este é um Edital com Nota digitada pelo candidato, ao rolar a tela mais para baixo o candidato deve preencher os dados da seção "Histórico do último ano do ensino médio". 1. Fazendo upload do Histórico do ensino médio 2. A nota média de lingua portuguesa 3. A nota média de matemática

Imagem 29 do SGC

No Passo 3 apresentará uma tela com todos os dados fornecidos, para que o candidato confira se estão corretos.

Imagem 30 do SGC

Estando corretos, o candidato deve marcar o checkbox referente e clicar no botão "Finalizar Inscrição"

Imagem 31 do SGC

Inscrições

Na visão de admin, no SGC é possível ver as inscrições realizadas no edital até aquele momento. Basta ir no menu Editais > Inscrições

Imagem 32 do SGC

E a lista de candidatos será apresentada. Aqueles candidatos que estão com inscrição "Confirmada" e não estão com a inscrição "Cancelada", seguiram para próxima etapa.

Imagem 33 do SGC

Etapas da Prova

Para cadastrar etapas que serão necessárias para a prova vá no menu Edital > Etapas.

Imagem 34 do SGC

Clique Adicionar etapa

Imagem 35 do SGC

Precha as informações necessárias para a etapa de Aplicação de prova:

  1. Selecione no "Tipo" "Prova: Aplicação"
  2. Coloque uma descrição (apesar de ser opcional é importante colocar a descrição, pois ela será o identificador em passos posteriores)
  3. Define as datas e horários de inicio e fim da duração da etapa
  4. Marque que é uma etapa pública

Por fim clique em "Salvar"

Imagem 38 do SGC

Precha as informações necessárias para a etapa de Interposição de recursos:

  1. Selecione no "Tipo" "Prova: Interposição de recursos" . Esta etapa será o período em que os candidatos poderão solicitar recursos das provas de suas inscrições.
  2. Coloque uma descrição (apesar de ser opcional é importante colocar a descrição, pois ela será o identificador em passos posteriores)
  3. Define as datas e horários de inicio e fim da duração da etapa
  4. Marque que é uma etapa pública

Por fim clique em "Salvar"

Imagem 38.1 do SGC

Precha as informações necessárias para a etapa de Resultado de recursos:

  1. Selecione no "Tipo" "Prova: Resultado de recursos" . Esta etapa será o período em que os candidatos poderão visualizar os resultados de seus recursos aberto. Encerrado esse período o candidato não conseguirá visualizar os recursos daquela prova.
  2. Coloque uma descrição (apesar de ser opcional é importante colocar a descrição, pois ela será o identificador em passos posteriores)
  3. Define as datas e horários de inicio e fim da duração da etapa
  4. Marque que é uma etapa pública

Por fim clique em "Salvar"

Imagem 38.1 do SGC

Precha as informações necessárias para a etapa de Resultado Preliminar:

  1. Selecione no "Tipo" "Prova: Resultado Preliminar"
  2. Coloque uma descrição (apesar de ser opcional é importante colocar a descrição, pois ela será o identificador em passos posteriores)
  3. Define as datas e horários de inicio e fim da duração da etapa
  4. Marque que é uma etapa pública

Por fim clique em "Salvar"

Imagem 36 do SGC

Precha as informações necessárias para a etapa de Resultado Final:

  1. Selecione no "Tipo" "Prova: Resultado Final"
  2. Coloque uma descrição (apesar de ser opcional é importante colocar a descrição, pois ela será o identificador em passos posteriores)
  3. Define as datas e horários de inicio e fim da duração da etapa
  4. Marque que é uma etapa pública

Por fim clique em "Salvar"

Imagem 37 do SGC

Prova Genérica

Este é um dos tipos de prova que é possível criar no SGC. A prova genérica é usada quando a prova vai representar uma Redação, Enem, Homologação ou Análise Curricular (que acontece no Edital com Nota digitada pelo candidato).

Para criar uma nova prova genérica acesse o menu "Prova Genérica > Prova" e clique no botão "Adicionar prova genérica".

Na tela Seguinte preencha os dados necessário para criação da prova genérica e selecione as etapas de Aplicação, Resultado Preliminar e Resultado Final que foram criadas anteriormente. Caso o Edital também possua a etapa de Interposição de Recursos e Resultado de Recursos também são necessárias preencherem na criação da Prova Genérica.

Imagem 41 do SGC

OBS: Caso o edital possua mais de uma prova, é preciso cadastrar novas etapas de Aplicação, Resultado Preliminar, Resultado Final, etc, para que sejam referenciadas no momento da criação desta nova prova.

Outras informações importantes no momento da criação da prova são:

  1. O tipo de prova, se é Eliminatória ou classificatória
  2. O "Tipo eliminatoria qtd vagas multiplicador", que é o fator multiplicador sobre a quantidade de vagas para definir habilitado ou eliminado. Por exemplo, se esse valor for 10, e existem 5 vagas, irão passar para a próxima etapa do edital os 50 (10 X 5) primeiros candidatos.
  3. A Nota mínima para habilitação
  4. As casas decimais para escore e estatística
  5. A "Função para cálculo do escore"

Imagem 41.1 do SGC

Também é necessário cadastrar o(s) critério(s) para a prova. Se por exemplo, for necessário definir uma nota para o candidato, podemos escolher o critério Nota I.R.A. ou C.R.

Imagem 41.2 do SGC

OBS: Caso este(s) critério(s) seja(ão) modificado(s) posteriormente aos passos de Habilitar Candidatos e Avaliação > Distribuir: avaliador - avaliação é necessário refazer o processamento de habilitar candidatos e redistribuir as inscrições novamente aos avaliadores, ou clicar no botão "REDEFINIR CRITÉRIOS" da prova modificada.

Imagem 41.3 do SGC

Para cadastrar um novo critério veja a próxima seção Cadastrar Critério

Cadastrar Critério

Para cadastrar um novo critério clique em "Critérios" na seção Prova_Generica.

Imagem 41.4 do SGC

Clique no botão "Adicionar Critério"

Imagem 41.5 do SGC

Preencha os campos necessários:

  1. Nome do critério.
  2. Informação extra.
  3. Notas minima e máxima do critério E clique no botão "Salvar".

Imagem 41.6 do SGC

Veja a mensagem de sucesso.

Imagem 41.7 do SGC

Agora vá na opção "Grupos de critérios".

Imagem 41.8 do SGC

Clique no botão "Adicionar Grupo de Critérios".

Imagem 41.9 do SGC

Preencha os campos necessários:

  1. Nome do Grupo de Critérios
  2. Descrição
  3. Adicione os critérios necessários (que foram criados anteriormente) E por fim clique no botão "Salvar"

Imagem 41.10 do SGC

Veja a mensagem de sucesso.

Imagem 41.11 do SGC

Habilitar Candidatos

Para habilitar os candidatos que se inscreveram à fazer as provas acesse o menu "Processamentos > Habilitar Candidatos" e observe o texto que aparece na tela

Imagem 39 do SGC

Selecione a etapa de inscrição na "Etapa referência" (certifique-se de que sua data fim realmente já passou) e selecione a etapa de aplicação de prova na "Etapa a processar". Escolha a(s) oferta(s) de vagas desejadas e clique em "Salvar"

Imagem 40 do SGC

Na tela de confirmação informe o tipo de ação com o processamento e marque o checkbox "Confirmo o processameto da habilitação"

Imagem 42 do SGC

Veja a mensagem de sucesso.

Imagem 43 do SGC

A etapa referência pode ser a etapa de inscrição ou uma outra prova caso o edital possua mais de uma prova. Neste último caso, certifique-se que a etapa etapa da prova referência está finalizada, com todas as avaliações entregues e com o cálculo de escore e de habilitação feitos, para que os candidatos aprovados possam passar para a próxima fase (prova que está na etapa a processar)

Se ao final do processo de habilitação aparecer a mensagem de erro "Não existem inscrições"

Imagem 40.1 do SGC

Provavelmente alguma dos passos descritos anteriormente não foi feito

Avaliação

Distribuir: avaliador - avaliação

Para distribuir as avaliações para os avaliadores, na seção da prova, clique no botão "Distribuir: avaliador - avaliação"

Imagem 47 do SGC

Observe os itens destacados e role a pagina para baixo.

Imagem 48 do SGC

Escolha o tipo desejado e também a(s) oferta(s) de vagas.

Imagem 49 do SGC

Escolha o(s) avaliador(es) responsável(is) e clique em "Salvar"

Imagem 50 do SGC

Observe a mensagem de sucesso.

Imagem 51 do SGC

Avaliação pelo avaliador

Entre no SGC pelo perfil de avaliador e acesse o menu "Prova Genérica > Avaliação"

Imagem 52 do SGC

Veja a lista de candidatos à serem avaliados e clique no botão "Avaliar".

Imagem 53 do SGC

No Edital com Nota digitada pelo candidato, o avaliador pode ver a nota digitada pelo candidato no momento da inscrição.

Imagem 54 do SGC

  1. Nos editais que possuem uploads de arquivos, é possível ver os arquivos mo botão "Ver Arquivo". No Edital com Nota digitada pelo candidato, é possível ver o arquivo comprobatório da nota digitada, para que o avaliador possa comparar a nota digitada com o arquivo.
  2. Clique no botão "Iniciar a Avaliação" para iniciar a avaliação daquele candidato.

Imagem 55 do SGC

O avaliador deve escolher a nota correspondente OU zerar a nota escolhendo um motivo no campo "Motivo da nota zero".

Imagem 56 do SGC

Escolhida a opção, informe uma observação e clique em "Salvar".

Imagem 57 do SGC

Veja a mensagem de sucesso e caso tenha mais algum outro candidato a avaliar os dados dele já aparecem na tela para começar a avaliação.

Imagem 58 do SGC

Caso todos já tenham sido avaliados aparece a mensagem "Todas as provas foram avaliadas".

Imagem 59 do SGC

Após as avaliações é necessário entregar avaliações. Marcando as provas avaliadas, selecionando a ação "Entregar avaliações corrigidas".

Imagem 60 do SGC

Por fim:

  1. Confirme a entrega das avaliações, marcando no checkbox.
  2. Clique no botão "Salvar".

Imagem 61 do SGC

Veja a mensagem de sucesso.

Imagem 62 do SGC

Agora no perfil de Admin do sistema é possível ver as provas entregues.

Imagem 63 do SGC

Interposição de Recursos

Configurar etapas: "Interposição de Recursos" e "Resultado de recursos"

Para que seja possível os candidatos abrirem recursos de suas provas é necessário adicionar no edital duas etapas: Prova: Interposição de recursos e Prova: Resultado de recursos. Depois de adicionado as duas etapas, tambem é preciso associar essas etapas na prova do edital.

  • Configuração do edital para os Recursos

    Caso não tenha adicionado as etapas "Interposição de recursos" e "Prova: Resultado de recursos", realize esses passos:

    • Adicionar etapa Interposição de recursos:

      • Menu Lateral acesse Editais-> Etapas.

      Imagem 01 do SGC

      • Clique no botão Adicionar Etapa.

      Imagem 02 do SGC

      • No campo tipo, escolha: Prova: Interposição de Recursos.

      Imagem 03 do SGC

      • Preencha as outras informações.
      • Clique em Salvar.
    • Adicionar etapa Prova: Resultado de recursos:

      • Menu Lateral acesse Editais-> Etapas.

      Imagem 01 do SGC

      • Clique no botão Adicionar Etapa.

      Imagem 02 do SGC

      • No campo tipo, escolha: Prova: Resultado de recursos.

      Imagem 04 do SGC

      • Preencha as outras informações.
      • Clique em Salvar.

    Por fim associe as etapas criadas na prova genérica:

    • Associar as etapas a prova generica:

      • Menu Lateral acesse Prova Genérica -> Prova.

      Imagem 05 do SGC

      • Clique no botão Adicionar Prova Genérica/ Editar Prova Genérica.

      Imagem 06 do SGC

      • Na seção Configuração de etapas defina as etapas de interposição de recursos e resultado dos recursos.

      Imagem 07 do SGC

      • Preencha as outras informações.
      • Clique em Salvar.

Criar Recurso (Candidato)

Caso a prova genérica possua a etapa de interposição de recursos, durante o período definido o candidato deve acessar a seção "Minhas inscrições" e escolha a inscrição do concurso desejado.

Imagem 63.1 do SGC

Será apresentada uma nova aba "Provas" no perfil do candidato.

Imagem 63.2 do SGC

Nesta aba o candidato que desejar pode clicar no botão "Interposição de Recursos" para criar um novo recurso para uma referida prova.

Imagem 63.3 do SGC

O candidato deve fornecer um argumento e clicar no botão "Salvar".

Imagem 63.5 do SGC

Veja que o recurso foi criado. É importante destacar que o resultado do recurso criado pelo candidato ficará disponível durante a etapa "Resultados de Recursos" configurada na prova.

Imagem 63.6 do SGC

Responder Recurso (Avaliador)

Neste momento o administrador ou avaliador responsável por responder recursos acessando a seção "Recursos" na aba de "Prova Genérica"

Imagem 63.7 do SGC

Vai aparecer uma tabela com todos os recursos para serem respondidos.

Imagem 63.8 do SGC

Se for o caso modifique os critérios/notas de avaliação 1. 2. e 3. e escolha o parecer desejado (4.): Não respondido, Deferido ou Indeferido.

Imagem 63.9 do SGC

E por fim coloque um texto para justificativa e clique em Salvar.

Imagem 63.10 do SGC

Calcular Escore e Habilitação

Calcular escore da prova

Na seção da prova genérica você pode calcular os escores dos candidatos clicando no botão "Calcular escores" na linha de prova desejada.

Imagem 64 do SGC

Certifique-se que a formula do escore foi configurada corretamente assim como as casas decimais e que todos os recursos foram corrigidos. Depois selecione a(s) oferta(s) de vagas desejada(s).

Imagem 65 do SGC

Na etapa de exibição do Escore. Caso seja antes dos recursos escolha Prova: Extrato caso seja o resultado final da prova escolha Prova: Resultado.

Imagem 66 do SGC

Selecione a etapa do escore, marque o checkbox de confirmação e clique em "Salvar".

Imagem 67 do SGC

Veja a mensagem de sucesso.

Imagem 68 do SGC

Calcular habilitação da prova

Na seção da prova genérica você pode calcular a habilitação dos candidatos, para isso clique no botão "Calcular Habilidatação" na linha de prova desejada.

Imagem 69 do SGC

Certifique-se que já realizou os passos descritos na seção "Itens a Observar".

Imagem 70 do SGC

Selecione a(s) oferta(s) de vagas desejada(s), marque o checkbox de confirmação e clique em "Salvar".

Imagem 71 do SGC

Veja a mensagem de sucesso.

Imagem 72 do SGC

Calcular escore do Edital

No edital desejado clique no botão "Calcular escore".

Imagem 73 do SGC

Observe os itens destacados, marque o checkbox para confirmar a operação e clique em "Salvar".

Imagem 74 do SGC

Calcular classificação do Edital

No edital desejado clique no botão "Calcular classificação".

Imagem 75 do SGC

Observe os itens destacados, marque o checkbox para confirmar a operação e clique em "Salvar".

Imagem 76 do SGC

Veja a mensagem de sucesso. E apartir desse ponto este edital (junto com os aprovados) já podem ser importados para o SUAP.

Imagem 77 do SGC

Relatórios

Relatórios de Acompanhamento

Ao longo dos passos do concurso ou processo seletivo é possível gerar relatótios para visualização macro de certas informações. É possível acessar através do Menu "Relatórios de Acompanhamento"

Imagem 78 do SGC

Relatórios de Resultado Final

Após a classificação dos candidatos no concurso é possível ver os Relatórios de Resultado Final através do Menu "Resultados"

Imagem 79 do SGC

Na Conferência do Resultado Final por exemplo:

  1. Escolhemos a opção XLS
  2. Escolhemos o campus que queremos gerar o relatorio
  3. Marcamos ou não o checkbox "Exibir dados pessoais dos candidatos" dependendo da necessidade

Imagem 80 do SGC

O que gera um relatório como este

Imagem 81 do SGC